Um dos problemas que mais têm atingido as pessoas ao redor do mundo é a perda de dentes, que além de prejudicar fortemente a questão odontológica, traz consigo uma queda brusca na autoestima da pessoa.
Seja por questões estéticas ou de saúde, é fato que todos concordam que um sorriso é o nosso melhor cartão de visitas.
Por isso, é necessário que desde a infância aprendamos a cuidar adequadamente dessa região, para que no futuro não precisemos utilizar um implante dentário.
Até porque não é somente a questão estética ou a autoestima que é afetada quando se perde um dente, a ausência de um ou mais elementos dentários prejudica ativamente a capacidade de mastigação e consequentemente de digestão dos alimentos.
Causas mais comuns
Embora muitas pessoas ainda associam a perda dental à chegada da terceira idade, existem outros fatores que podem acabar influenciando fortemente essa situação.
Esses fatores vão desde hábitos e utilização de produtos, até doenças que geram a queda dos dentes.
Entre os problemas mais comuns que causam esse tipo de problemas, estão:
- Uso de Cigarro e derivados do tabaco;
- Ingestão frequente de bebidas alcoólicas;
- Periodontite
- Higienização inadequada;
- Uso de drogas e substâncias químicas.
Essas são apenas cinco, das várias causas que podem levar uma pessoa a perder os dentes, existem outros exemplos, como é o caso do tratamento de quimioterapia que pode exigir em algumas ocasiões que a dentição seja removida.
Tudo isso porque ela afeta de maneira agressiva o sistema imunológico e pode gerar bactérias na região bucal, dificultando a luta contra o câncer.
Já dos citados acima, apesar de todos serem muito perigosos, a periodontite se destaca pela facilidade que pode ser adquirida. Normalmente, ela se desenvolve a partir da falta de cuidados com a boca, evoluindo de uma gengivite para periodontite.
Isso é uma infecção muito mais severa e grave que afeta tanto a gengiva quanto os ossos que sustentam os dentes, e atualmente, é tida como a principal causa da perda dental e também da procura por uma prótese dentaria.
Os fatores de risco (uso de cigarro, ingestão frequente de álcool e uso de drogas) também acabam sendo questões recorrentes quando se fala de perda dental, principalmente cigarro, além de aumentar sua chance de desenvolver periodontite.
Isso sem falar que o cigarro e os derivados do tabaco também podem levar você a ter câncer de boca, tornando a situação muito mais séria, não podendo ser resolvida somente com um implante dental.
O que não é muito diferente no caso dos outros fatores de risco, o uso de drogas também traz consigo diversos outros problemas, além da perda dental e o consumo exacerbado de bebidas alcoólicas levam a pessoa tanto a perda dental, quanto ao quadro de cirrose.
Consequências e tratamentos
Primeiramente, é importante dizer que cada dente possui uma função específica na boca, por isso, quando um deles está em falta, toda a arcada acaba sentindo o efeito.
E normalmente, para se adequar a falta de um dente, os demais naturalmente começam a se espaçar para preencher o espaço que falta, o que gera problemas de mordida e outras complicações bucais.
Tendo dito isso, outra das complicações que afetam pessoas que perdem seus dentes são as de ordem psicológica.
É muito comum que a autoestima e até mesmo a autoimagem dessas pessoas fiquem negativas, fazendo com que essa questão seja muito mais do que um problema estético, podendo levar a pessoa a diversas complicações.
E apesar de não ser garantido, é provável que a adição de uma prótese fixa no local onde você perdeu o dente te ajude bastante a resolver a questão estética e quem sabe até mesmo de autoestima.
Como dito no começo, a mastigação também sofre grandes alterações, pois como existem menos dentes na boca, é necessário que os demais façam o trabalho daqueles que faltam, aumentando a carga deles e levando a um desgaste prematuro.
Todavia, atualmente os tratamentos para lidar com queda dos dentes são muito simples, com a orientação do seu dentista, você pode escolher a prótese ideal.
Além de que ele também irá te ajudar a desenvolver um plano de prevenção para os demais dentes. Fazendo que exista uma versão sua com implante dentário antes e depois.
Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.