Armazenar produtos comestíveis e que são perecíveis, adequadamente, é indispensável para que o estoque não seja danificado devido a algum tipo de contaminação, por exemplo.
Por isso, reunimos três dicas que podem te ajudar a aumentar a vida útil dos seus produtos, reduzindo os custos por perdas de alimentos perecíveis. Confira:
1. Atenção à temperatura
Ficar atento à temperatura do ambiente no qual os alimentos estão armazenados é fundamental. Isso porque alguns alimentos não necessariamente precisam ser guardados na geladeira, mas, ainda assim, temperaturas mais elevadas podem acelerar o processo de proliferação de bactérias.
Por isso, ficar atento à diferença de temperatura que cada alimento exige, armazenando-os adequadamente em ambientes próprios para cada tipo, é um dos passos para reduzir perdas de estoque.
2. Investimento em embalagens de vidro
Investir em embalagem de vidros, ao invés de focar no armazenamento feito em potes plásticos, também pode ser interessante.
Afinal, o plástico pode acabar contaminando o alimento, além de não poder ser reutilizado caso você armazene um alimento com cheiro ou cor forte.
Assim sendo, investir no vidro pode ser uma excelente alternativa para manter o sabor, a cor e a qualidade do alimento armazenado em casa. Além do mais, o vidro ainda possui uma estética bem mais interessante, não é mesmo?
3. Fique atento aos resíduos no ambiente
Se no armário ou no espaço no qual os alimentos são armazenados há uma grande quantidade de resíduos, como poeira, por exemplo, fique de olho. Esses resíduos, especialmente se tiverem cheiro forte, poderão contaminar os alimentos, reduzindo as chances de você conseguir consumir tudo com qualidade e dentro dos padrões necessários para não prejudicar a saúde.
Saber armazenar bem os alimentos, inclusive em casa, é indispensável para manter a qualidade deles. Pense nisso e armazene com mais atenção!