Muitas crianças acabam desenvolvendo problemas odontológicos sérios durante a infância devido a negligência e falta de conhecimento de alguns responsáveis. Isso porque, muitos deles acreditam que não é preciso se preocupar com dentes de leite, uma vez que naturalmente eles acabam caindo e dando lugar aos dentes permanentes.
Entretanto, esse conceito, além de ser prejudicial, também é falacioso, já que quando não se tem um desenvolvimento saudável dos dentes de leite, os dentes permanentes acabam sendo prejudicado e a criança pode adquirir sérios problemas bucais, bem como doenças como a cárie, acometida quando há falta de higienização bucal adequada.
Sendo assim, confira porque levar as crianças ao dentista é tão importante, entenda quais males podem acabar se manifestando na saúde bucal dos pequenos, bem como confira formas de evitar e tratar esse problema, de modo a conseguir garantir que essa criança se torne um adulto com um sorriso bonito e saudável, mesmo que não tenha um plano dental.
Qual a importância do acompanhamento odontológico na infância ?
Assim como para os adultos, é de extrema importância acompanhar a saúde bucal de seu filho. Isso porque, devido a falta de cuidados e a devida avaliação de um profissional dentista, as crianças podem acabar desenvolvendo problemas bucais que vão gerar consequências até mesmo em sua vida adulta, prejudicando a estética de seu sorriso.
Em suma, durante a infância, a criança pode acabar desenvolvendo problemas que vão prejudicar o desenvolvimento de seus dentes permanentes. Em alguns casos, devido a atuação de bactérias, os dentes permanentes podem chegar até mesmo a nunca nascer, o que é extremamente danoso.
Vale ressaltar que fazer um acompanhamento bucal para uma criança é simples, basta buscar um odontopediatra, que por sua vez é uma atividade facilmente realizada através de um plano odontológico acessível, por exemplo.
Além disso, quanto antes buscar avaliação, antes conseguirá tratamento e maiores são as chances dele ser bem sucedido.
O que é a odontopediatria?
Dentro da odontologia existem uma série de especialidades em que os profissionais escolhem e se aprofundam nesse tema.
Esse é o caso da odontopediatria que é um tipo de especialidade onde o foco é estudar e cuidar da saúde bucal de crianças, jovens e adolescentes.
Dessa forma, quando o assunto é avaliar quais os melhores tratamentos e procedimento para crianças, esse é o profissional adequado, uma vez que somente ele poderá avaliar o que pode ou não interferir no desenvolvimento dentário da criança e averiguar as melhores formas de evitar as doenças bucais.
Portanto, esse tipo de especialidade é fácil de ser encontrada, até mesmo em um plano saúde dental, já que entende-se que a manutenção da saúde bucal de uma criança é tão importante quanto realizar um acompanhamento clínico com o pediatra durante o seu desenvolvimento.
Quando começar a levar sua criança ao dentista?
Muitas pessoas possuem algumas dúvidas quando o assunto é levar a criança ao dentista. Isso porque, entende-se que para levar a criança até o odontopediatra é necessário esperar que todos os seus dentinhos de leite já tenham nascido, o que é um pensamento equivocado.
Isso porque, a dentição da criança tem várias fases. Portanto, é possível buscar a consulta com um odontopediatra através de um convênio dentista desde o primeiro dente da criança. Em suma, o acompanhamento com o profissional pode ajudar os pais a lidarem com o nascimento dos dentinhos, que costuma ser um momento difícil para o bebê.
Desta forma, durante o nascimento dos dentes de leite, a criança pode chegar a ter alguns sintomas desconfortáveis que o levarão a chorar muito e ficar bem incomodado. Alguns desses sintomas são:
- Febre;
- Dores de cabeça
- Coceira extrema na gengiva;
- Babação;
- Falta de apetite;
- Vontade constante de morder.
Além disso, a consulta com o profissional odontopediatra também é importante já nos primeiros anos de vida para que os pais aprendam a como higienizar os dentes da criança, atividade que deve ser adotada a partir de quando a criança passa a se alimentar com comidas sólidas.
Tudo isso vai ajudar o bebê a ter um desenvolvimento saudável de seu sorriso e evitar maiores complicações. Para saber ainda mais, como preços e cotações de odontopediatras, basta pesquisar em qualquer navegador digital ou buscador na internet, o termo: “dentista preços”.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.