Você já ouviu falar em implante de carga imediata? Esse nada mais é do que um tipo de procedimento realizado com o objetivo de substituir os dentes de uma pessoa, assim como qualquer outra prótese.
Entretanto, o seu principal diferencial é que ele pode ser colocado de forma mais rápida.
Isso porque, ao escolher esse tipo de prótese, o profissional dentista consegue fazer a instalação da prótese e por, depois da cirurgia de implantação.
Então, o pino que sustenta a prótese. Isso faz com que esse procedimento seja um pouco mais confortável para o paciente.
Entretanto, apesar de ser mais rápido e confortável, esse tipo de procedimento requer um cuidado especial e precisa ser feito em clínicas dentárias de implantes.
Isso porque, em caso contrário, o procedimento pode oferecer alguns riscos para o paciente e o sucesso do procedimento.
Sendo assim, confira a seguir quais são os cuidados necessários para realizar o implante de carga imediata, além de saber quais são as coisas que comprometem o sucesso do procedimento.
Assim como deve entender quando ele é indicado e quando não é, para que possa estar 100%, caso precise realizar esse tipo de implante e reaver a sua saúde bucal e a estética de seu sorriso.
O que é um implante de carga imediata?
Assim como já mencionado de forma breve anteriormente, o implante com carga imediata nada mais é do que uma das inúmeras maneiras de se realizar uma prótese.
Porém de uma forma especial, ele conta com uma inovação tecnológica que faz com que esse tipo de implante seja mais rápido e confortável para o paciente.
Em suma, esse é um tipo de técnica de implantes dentários e o seu principal diferencial é que o objetivo é reduzir o tempo de colocação da prótese, que é feito em uma clínica de implante dentário.
Isso porque, o profissional primeiro instala a prótese e depois realiza uma cirurgia de implantação do pino que sustenta ele.
Vale a pena destacar que os implantes com carga imediata são temporárias e devem ser substituídos, de acordo com o tempo estipulado pelo seu dentista.
Como funciona o implante de carga imediata?
Para entender melhor essa dinâmica e como funciona esse tipo de implante, que muitas vezes é confundido com a prótese parcial removível.
Então, aqui vai um dado estatístico: de acordo com pesquisas da Associação Brasileira da Indústria Médica, Odontológica e Hospitalar, mais de 800 mil implantes dentários são realizados aqui no Brasil anualmente.
Dessa forma, esses procedimentos são considerados como fundamentais para pacientes que por alguma razão perderam seus dentes permanentes.
Além de resgatar a qualidade de vida, esse tratamento também tem o poder de melhorar a saúde mental, já que quando a estética do sorriso é recuperada, é possível melhorar também a autoestima do paciente.
Sendo assim, quando o profissional dentista escolhe o implante de carga imediata, o paciente deve observar alguns passos que serão adotados.
Em primeiro lugar, o dentista vai solicitar a realização de uma cirurgia para colocar o pino de titânio, uma peça que dará sustentação à prótese.
Depois de colocado, chegou a hora de realizar o implante unitário em si. Esse processo leva cerca de 90 minutos, mas isso varia muito de cada paciente. Para saber mais, basta pesquisar em qualquer navegador o termo: onde fazer implante dentário.
Quais são as vantagens e desvantagens desse implante?
Assim como todo tratamento, ele oferece lados positivos e negativos. Portanto, confira a seguir algumas das vantagens e desvantagens do implante de carga imediata e solicite a avaliação de um profissional dentista, antes de decidir colocá-lo.
- Paciente já sai do consultório reabilitado;
- Em poucos dias após a cirurgia o paciente está 100%;
- Paciente conta com ganhos estéticos expressivos;
- Retomada de uma boa mastigação.
Uma vez que foi possível entender os benefícios, é necessário agora saber quais as desvantagens desse procedimento, que podem aumentar a depender de onde fazer implante dentário, e elas são:
- Alto valor do investimento;
- Necessidade de troca da prótese;
- Possibilidade de fratura;
- Falhas na osseointegração.
Desse modo, ao entender todas as vantagens e desvantagens da aplicação de um implante de carga imediata, é possível saber se vale a pena.
Quais motivos que podem comprometer o implante de carga imediata?
Assim como em qualquer outro tratamento, ao realizar esse implante, é necessário adotar alguns cuidados, pois algumas ações e hábitos podem acabar prejudicando o implante.
Dessa forma, confira a seguir alguns cenários que podem comprometer seu implante de carga imediata.
- Procedimentos associados, como enxertos ou extrações;
- Defeitos ósseos;
- Fatores locais, como a arcada antagonista;
- As funções do dente que será substituído;
- Parafunções, como bruxismo;
- Hábito de roer as unhas.
No geral, esses são todos os motivos que podem comprometer a aplicação de um implante de carga imediata.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado
para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.