Quem procura um oftalmologista muitas vezes faz isso somente em situações de risco ou de algum quadro agravado. No entanto, saiba que procurar um oftalmo para consultas e exames regulares é também um fator determinante para evitar potenciais doenças ou deixá-las se agravar.
Os sintomas de câncer no olho ou mesmo algum desconforto depois de um passeio de bike, devem ser analisados por um profissional capacitado. Continue lendo para saber mais sobre quando procurar um oftalmologista.
Prevenção de doenças
A prevenção de doenças é um fator decisivo para que a saúde ocular esteja sempre em dia. Afinal, prevenir é melhor do que remediar. Portanto, buscar ajuda de um oftalmologista mesmo quando você não está com algum problema grave, é importante para que a prevenção funcione.
Muitas vezes em uma consulta de rotina, o médico será capaz de entender “para onde” a sua saúde ocular está indo. E dessa forma, ele poderá indicar os melhores caminhos para prevenções que fazem toda a diferença em todas as fases da vida.
Informações direto da fonte
As informações direto da fonte são também importantíssimas para garantir que você está fazendo o que é certo. Afinal de contas, hoje em dia, o que mais há por aí são informações que desinformam.
Por isso, buscar ajuda direto na fonte quando o assunto é saúde, fará com que você fique menos ansioso e compreenda o que deve ser feito, quando e como. Um oftalmologista poderá te ajudar a entender mais sobre saúde ocular e como você pode se cuidar.
Isto é, uma consulta ao oftalmologista nunca é tempo perdido!
Alguma dor ou desconforto nos olhos
Dores e desconfortos são sinais de que algo não está bem. E portanto, você deve procurar um oftalmologista o quanto antes para garantir que essas dores e desconfortos não sejam algo mais grave. E se for alguma condição que exige um tratamento, você poderá começar o quanto antes – o que é muito importante!