FB Notícias - As Novidades Que Estão Agitando a Web!

Clareamento dental pode deixar os dentes sensíveis

Clareamento dental pode deixar os dentes sensíveis?

Realizar um clareamento dental é muito eficiente, mas é importante seguir as recomendações dos profissionais para que tenha uma boa recuperação, busque profissionais de qualidade. Após o procedimento pode haver sensibilidade? Se sim, é possível amenizar?

Leia mais sobre o assunto.

Como funciona o clareamento?

Existem dois géis, o peróxido de carbamida e o peróxido de hidrogênio, e ambos possuem várias concentrações que auxiliam no processo de clareamento.

O dente possui a primeira camada superficial, chamada esmalte, o ele tem poros, então o clareador vai penetrar essa camada e vão clarear as dentições.

Embaixo do esmalte tem a dentina, ela que dá cor para os dentes e por natureza essa dentina, é amarelada, então, significa que os dentes não são completamente brancos. Por certo, irá existir paciente com um amarelado mais claro, outros mais escuros.

Então, é importante deixar claro, que nem todos os pacientes terão o mesmo resultado, por conta da dentina.

Se o paciente tem o costume de comer alimentos, como:

  • Café;
  • Refrigerantes;
  • Chá;
  • Ketchup;
  • Açaí;
  • Chocolate.

Ele passará a manchar os dentes, ou seja, significa que não é um dente amarelado por natureza, podendo ter bons resultados no clareamento.

Se estiver no grupo de pessoas que não podem realizar o tratamento, o paciente poderá optar a buscar sobre a lente de contato dental quanto custa.

É importante lembrar que após o procedimento, deve-se evitar alimentos ricos em corantes, porquanto pode retardar o tratamento.

Sendo assim, o gel vai penetrar esses poros do tempo, vai liberar oxigênio e vai quebrar todas essas partículas pigmentadas causadas pelos hábitos.

Existem dois principais tipos de clareamento, o caseiro e o que é feito na clínica odontológica.

Como é feito o clareamento caseiro?

O paciente vai até ao consultório, a partir disso, o dentista passa a realizar uma avaliação para analisar se existe algum problema sistêmico, essa etapa serve para os dois tipos de tratamento.

Com base no resultado das avaliações, o dentista faz um molde de silicone, e irá avaliar em cada caso, qual é a melhor concentração de gel.

O paciente fará o tratamento em casa, permanecendo com a placa na boca pelas horas e dias determinados pelo especialista.

O seu dentista saberá quanto tempo irá permanecer com essa placa por quanto ele conhece a sua saúde bucal e todas as condições.

Como é feito o clareamento de consultório?

A diferença dele para o clareamento caseiro é que neste caso é utilizado um gel mais concentrado. 

O paciente vai até a clínica de dentista, é realizada uma boa limpeza e é colocado um afastador de bochecha, a gengiva do paciente é protegida para evitar queimaduras. 

Hoje é aplicado e utilizado um laser para acelerar essa reação, geralmente é feito de duas ou quatro sessões no máximo.

O clareamento dental pode trazer benefícios?

O sorriso pode revelar muitas coisas, por isso, um dente com clareamento ajuda na autoestima, no relacionamento com o público e até mesmo durante uma contratação de serviço.

Contudo, é importante se atentar a quais pessoas têm a contraindicação do procedimento.

Existem contra-indicações para fazer o clareamento?

Existem alguns casos que são contra indicados, o clareamento, pessoas em tratamento de câncer, com problemas gástricos, herpes, e que fizeram algum tipo de cirurgia na boca, não podem fazer clareamento. 

Obviamente, gestantes e lactantes também não devem fazer o clareamento. É sempre seguir a orientação de todo dentista 24h

Clareamento deixa o dente sensível?

Durante o clareamento, alguns problemas podem surgir, como a sensibilidade.

É sempre importante lembrar que o clareamento necessita de vários cuidados.

Até 48 horas depois do procedimento, é necessário evitar tomar bebidas com o excesso de corantes e bebidas ácidas. isso porque hoje é utilizado no clareamento, continua agindo. 

Então é possível que o clareamento desenvolva uma certa sensibilidade, mas irá depender de cada paciente.

Como aliviar a sensibilidade pós clareamento?

Para o alívio da sensibilidade, é possível fazer a utilização de pastas de dente, que são feitas especialmente para isso. 

Evite alimentos que são muito ácidos e comer balas ou até chicletes, já que estimula a produção de saliva e pode aumentar ainda mais a sensibilidade. É possível fazer a utilização de enxaguantes específicos para reduzir essa sensação.

Assim, antes de qualquer solução para o alívio de sensibilidade, é importante seguir a recomendação do dentista e fazer o acompanhamento em uma clínica de odontologia.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.