Muitas pessoas desconhecem a escova elétrica, podendo até mesmo achar que ela é uma versão preguiçosa da tradicional.

Isso porque, a principal característica desse tipo de escova é justamente o fato dela usar eletricidade para “tremer” e dessa forma auxiliar na escovação. Entretanto, essa tremedeira não é o único diferencial desse tipo de escova. 

O que muitas pessoas desconhecem é que a escova de dentes elétrica pode desempenhar uma maior limpeza dos dentes, removendo até 100% da placa bacteriana, comparada à tradicional, girando em diferentes inclinações. 

Essas características podem fazer uma grande diferença, principalmente em pacientes que utilizam aparelho invisível.

Confira a seguir tudo o que você não sabia sobre as escovas dentais elétricas e entenda os motivos da fama dela serem falsos. 

Existem diferenças na hora da escovação entre a escova tradicional e a elétrica?

Como já era de se esperar, existem muitas diferenças entre a escova tradicional e as elétricas. Dessa forma, as divergências já começam na forma, uma vez que elas possuem cerdas em um formato arredondado.

Além disso, a escova elétrica também consegue atingir profundamente todos os cantinhos da cavidade bucal, devido à sua cabeça arredondada.

Como já mencionado anteriormente, é justamente por esse motivo que essa escova é indicada para pacientes que utilizam facetas de resina, por exemplo.

Dessa maneira, outro diferencial importante é que através dela, é possível ter o controle sobre a sua força, aplicando força maior em lugares determinados, uma vez que o cabo também pode indicar quais são os locais dos dentes em que você precisa ter mais cuidado. 

Em resumo, uma característica que se assemelha à tradicional é o fato de que a escova de dentes elétrica também precisa ser substituída a cada 3 meses. 

A vantagem é que, para a elétrica, precisa substituir apenas o refil, onde fica a cabeça, mantendo assim a sua base, que normalmente é a parte mais cara. 

Quais os benefícios do uso da escova elétrica?

Como já citado anteriormente, a escova elétrica pode promover uma melhor limpeza da boca, questão que pode prevenir a necessidade de fazer um clareamento dental a laser

É preciso citar que a tradicional também consegue promover uma excelente higienização.

Portanto, confira a seguir alguns dos principais benefícios de optar por uma escova de dentes elétrica: 

  • Ajuda a calcular o tempo de escovação;
  • Saúde bucal mais fácil;
  • É a melhor amiga das gengivas;
  • Não são tão caras. 

Vale lembrar que mesmo utilizando a melhor escova de todas, é sempre importante buscar ir ao dentista de forma regular e rotineira, para que ele possa inspecionar o seu modo de limpar os dentes, e até mesmo promover uma limpeza completa em consultório. 

Isso porque, nem mesmo as escovas elétricas são capazes de substituir a limpeza em clínicas e as rotinas de consulta com o dentista. 

Para saber mais ainda sobre dentes limpinhos e banquinhos, pesquise sobre “preço clareamento dental” e deixe o seu sorriso ainda mais bonito!

Quais as desvantagens do uso da escova elétrica?

Como nem tudo na vida é perfeito, é preciso saber das desvantagens de optar por uma escova elétrica. 

Desse modo, a primeira delas é justamente relacionada ao custo. 

Mesmo não tendo um preço exorbitante, elas continuam sendo mais caras que as escovas de dentes convencionais e a durabilidade das cerdas é exatamente a mesma. Ou seja, isso significa que o custo-benefício não é tão alto ou diferente assim. 

Além disso, outra coisa que é importante de levar em consideração, é que a escova elétrica é maior que a comum e para utilizá-la é necessário ter uma tomada por perto, o que pode não ser tão prático, uma vez que nem todos os banheiros possuem tomadas.

Outra questão que deve ser destacada é que algumas pessoas podem sentir certo desconforto com o processo vibratório promovido por essa escova. E, em casos assim, ela não é indicada.

Entretanto, antes de decidir qual a melhor escova para você, é válido consultar um dentista e solicitar por indicações, tanto a maneira que é feito e quando é preciso saber sobre clareamento dental antes e depois.

De modo geral, conclui-se que uma escova de dentes elétrica tem diversas vantagens. Caso queira fazer uso dela, verifique com um profissional e realize a troca, se fizer sentido. 
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.