Inúmeros produtos dentro da nossa casa simplesmente funcionam e a gente não entende como. Afinal, há ali um processo de engenharia que viabilizou tudo e fez com que um simples eletrônico ou eletrodoméstico funcionasse.

Só que alguns desses aparelhos só funcionam se um componente em específico estiver presente: o trocador de calor. Sem o trocador de calor, um ar-condicionado, por exemplo, não funcionaria.

A seguir, entenda mais sobre o assunto e veja como o trocador de calor está presente na sua rotina mesmo que de maneira “escondida”.

O que é trocador de calor

Para entender o que é e como funciona um trocador de calor, basta levar em consideração o seu nome. Afinal, o trocador de calor é responsável por trocar o calor de elementos como ar ou água em determinadas circunstâncias.

É com um trocador de calor, por exemplo, que o ar-condicionado consegue transformar o ar de um ambiente de maneira quase instantânea. Entenda a seguir. 

Exemplo de trocador de calor

Um bom exemplo de trocador de calor é o ar-condicionado, conforme mencionamos até aqui. O ar-condicionado, basicamente, pega o ar quente de um ambiente e transforma esse ar quente em ar frio. Depois, o ar volta com uma temperatura mais baixa.

O responsável por esse processo é o trocador de calor que está embutido nos equipamentos do ar-condicionado.

E assim como o trocador de calor do ar-condicionado, vários outros equipamentos também recebem esse componente. O trocador de calor pode trocar o calor de água, ar e outras substâncias.

A importância do trocador de calor

O trocador de calor é muito importante em vários equipamentos eletrodomésticos e também em máquinas industriais. Ou seja, ele é usado para viabilizar uma série de processos. Seja em um processo de produção em escala industrial, ou seja para simplesmente gelar um ambiente, a partir de um ar-condicionado.