FB Notícias - As Novidades Que Estão Agitando a Web!

Cuidados essenciais para quem realiza tratamento com aparelho ortodôntico

Cuidados essenciais para quem realiza tratamento com aparelho ortodôntico

Quem faz tratamento com aparelho ortodôntico, almeja ter os dentes alinhados e um sorriso que sempre sonhou. Porém, para alcançar esse objetivo é preciso ter cuidados com o aparelho, cooperando com a saúde bucal e a higienização completa. 

Principais cuidados com o aparelho

Com o encargo de corrigir os dentes, os aparelhos ortodônticos merecem uma atenção excepcional, principalmente na limpeza.

A primeira recomendação, é justamente a higiene redobrada, tanto em relação aos dentes, quanto ao próprio aparelho indicado ao uso, além disso, remover o aparelho móvel exige uma atenção e muito cuidado para evitar a perda e protegê-lo de forma correta.

Isso pode acabar atrasando o tratamento até que seja providenciada uma outra peça, além de gerar mais custos ao paciente. 

Aos pacientes que nunca vivenciaram experiência, todo cuidado é pouco, até se acostumar e aderir novos hábitos à rotina. Atente-se a alguns cuidados essenciais.

  1. Higienize bem os dentes

A limpeza bucal é prioridade, e o legal é que o aparelho pode ser removido em alguns casos para a escovação e higiene completa. E detalhe, cuidado ao colocar creme dental, pois precisa ter pouco e água sempre corrente, para tirar as impurezas.

Nesses casos, nunca use álcool ou água fervente nesses momentos, para não danificar o material. 

Um diferencial para aumentar a eficácia da higiene é a escolha por escovas que possuem canaleta central, pois facilitam a limpeza dos braquetes durante a escovação dos dentes. 

E mais uma coisa, não esqueça de usar fio dental, ele é muito necessário, e você pode ter auxílio de um passa-fio. Seu dentista pode indicar materiais adequados a sua necessidade. 

  1. Cuide da sua alimentação

Referente à alimentação, evite ao máximo alimentos mais duros e pegajosos, eles podem causar amassamento dos arcos, quebrar os bráquetes, fazendo que o aparelho fique danificado.

No caso de aparelhos móveis, é sempre importante guardá-lo em um estojo próprio e higienizado totalmente. Ao consumir balas, pirulitos, entre outros doces, escove os dentes logo após o consumo. 

Para quem usa aparelho de porcelana, o ideal é usar uma escova com uma grande quantidade de cerdas e elas devem ser ultramacios.

  1. Evite maus hábitos

Desapegue dos maus hábitos, roer unhas, morder tampinhas de canetas, abrir utensílios com a boca. Isso pode amassar, quebrar e desalinhar seu aparelho, seja ele fixo ou móvel. Crie rotinas para manter uma boa higienização bucal.

  1. Não toque no aparelho

Nunca mexa no seu aparelho. Somente um profissional pode mexer. Pois cutucar com os dedos, pode desajustar o funcionamento das peças e dificultar o tratamento. 

Também é muito importante ressaltar não pular as visitas ao ortodontista, que geralmente são realizadas mensalmente, para que o seu tratamento não se prolongue além do necessário e siga o plano feito pelo profissional.

Com uma crescente demanda da necessidade de utilização de aparelhos para adultos, a indústria criou um aparelho odontológico de porcelana, mais discreto para o público que acredita que o sorriso metálico seja de adolescente. 

No caso do tipo fixo, os braquetes são feitos de porcelana e colados da superfície dental, ficando presos por elásticos ao fio ortodôntico e corrigindo, assim, o alinhamento dos dentes. 

O aparelho porcelana ele precisa de um cuidado a mais para sempre manter as peças bem clarinhas, pois elas podem manchar com facilidade. 

Esse tipo de aparelho invisível disfarça muito bem o seu uso, e existem alguns tipos, uns de plástico e outros de porcelana, podem ser poli cristalizadas ou mono cristalizadas, conhecido como aparelho ortodôntico safira

Apesar de serem trocados todo mês, as borrachinhas utilizadas para segurar o braquete podem amarelar antes da visita ao dentista. Os de porcelana são mais estáveis referente a manchas, agora os de plásticos podem amarelar mais rápido. 

O cigarro é um grande culpado disso, dependendo do hábito de uso, o aparelho dental transparente pode amarelar na hora, ou em alguns minutos depois.

Os alinhadores hoje, tem um preço mais acessível no mercado, pois antigamente era um recurso mais difícil. 

Mas atualmente, todos os tipos de alinhadores tem um custo muito bom, embora o aparelho de porcelana preço seja um pouco mais caro que os demais devido a sua melhor qualidade, ainda sim, tem uma facilidade melhor para o paciente.  

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Lógica de Mercado, uma rede de conteúdos para alavancar negócios e proporcionar mais qualidade de vida e saúde.